sábado, outubro 02, 2010

"Mil livros e poema desconhecido de Borges encontrados na Argentina "

"
Um poema desconhecido do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899/1986) e cerca de mil livros com anotações suas foram encontrados na Biblioteca Nacional da Argentina onde o escritor trabalhou, divulgou a agência AFP.
A colecção de cerca de mil livros tinha sido doada àquela biblioteca depois de o escritor ter abandonado a direcção da instituição, mas caiu no esquecimento porque não estava catalogada.

Em 2004, dois investigadores iniciaram um trabalho de revisão dos mais de 900 mil livros da Biblioteca Nacional Argentina e encontram estes livros anotados com comentários de Borges e também com esquemas de obras futuras.

Uma das principais descobertas é um poema inédito, manuscrito por Borges sobre um exemplar em alemão do teólogo Christian Walch e datado de 11 de Dezembro de 1923. Os especialistas reconheceram o traço fino e preciso característico do autor: “A esperança/como um corpo de menina...”, lê-se.

“Avisámos os pesquisadores de todo mundo, das universidades de Virginia e Pittsburgh nos Estados Unidos até Leipzig e Hamburgo na Alemanha”, contou à AFP, Laura Rosato, uma das investigadoras. “Alguns deles já nos anunciaram que virão [à Biblioteca] antes do fim do ano”, acrescentou, orgulhoso, Germán Álvarez, que também trabalha na Biblioteca Nacional Argentina, da qual Borges foi director durante 18 anos.

Rosato e Álvarez reuniram e publicaram as suas descobertas numa obra de 400 páginas intitulada “Borges, livros e leituras”, editada pela própria Biblioteca Nacional."

PÚBLICO

Sem comentários: